sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Imortal

Olá pessoas!
Enquanto olhava alguns documentos antigos encontrei um texto que escrevi para um concurso de Literatura, até que esse texto não é tão velho quanto as coisas que encontrei na pasta. Ele é do começo de 2011, fala de um sentimento que todos nós sentimos e expressa também os meus sentimentos na época.

Foi um texto escrito especialmente para o concurso mas que acabou sendo um fim para a atividade que eu mais fazia até então: escrever. Desde então nunca mais escrevi nada e senti vontade de compartilhar aqui com vocês. Espero que curtam!!


Imortal
Como explicar uma dor? Bom, pra todas as dores há uma explicação. Exceto pra uma.
Silenciosa. Sim ela nos corrói em silencio. Fim. Nem sempre se tem um fim pra essa dor. Remédio. Nunca ouvi falar em antídoto capaz de para-lá. Compreensão. Só entende quem vive ou já viveu.  Danos. Sim ela deixa marcas profundas. Mas que dor é essa capaz de fazer com que uma pessoa cometa loucuras? Que dor é essa capaz de matar uma pessoa? Que dor é essa que nenhum médico ou remédio é capaz de para-lá? Uma coisa se sabe, muita gente sente ou já sentiu.
Tem gente que fala que é um sentimento. Daqueles como o amor. Tem gente que fala que é um estado emocional. Como por exemplo, estar triste. Mas o que é, pouco importa. O que importa é cura-lá. Essa dor que machuca tanta gente se chama saudade. Ouso dizer que todos já sentiram, sem exceções.
Tem saudade de vários tipos: de momentos, de pessoas importantes, de um amor, de um lugar, de um animal, de uma comida, de um objeto, de alguém que se foi, enfim tem saudade de tudo que jeito. Cada uma tem seu grau de importância e tamanho, mas todas doem. Há pessoas que dizem que saudade é um sentimento bom. Será? Eu tenho minhas dúvidas.
Quando a gente tem saudade de algo ou de alguém, qualquer coisa pode nos fazer lembrar o que perdemos. A música marca muito uma pessoa com saudade, principalmente as românticas e as tristes. Quando ouvimos é imediato viajamos a momentos que foram tão bons, e que pensamos que não vão voltar. A letra, a melodia, a voz, tudo contribui pra que a nossa viagem seja cada vez mais intensa.
Quando estamos com saudade, procuramos na rua o rosto de quem perdemos. Vivemos fazendo planos pra um dia quem sabe a pessoa voltar. Mas e quando a perda é definitiva? Será que a dor é tão forte que o que queremos é não acreditar? Como é difícil saber que alguém que esteve com você em tantos momentos, te ajudou, te fez feliz, te ensinou, te amou não vai estar mais com você. Como é difícil perceber que você não vai poder abraçar, sentir, conversar.
A saudade é mesmo um sentimento sem remédios e soluções. Há casos que ainda se pode resolver, mas enquanto não se resolve a dor é inevitável.
Aquela imagem que vi de repente foi muito clara pra mim. Aquele homem sentado sozinho naquele banco, de cabeça baixa e sofrendo calado, estava sofrendo era de saudade. Ver aquilo me fez questionar se a saudade tem cura, se aquela agonia podia passar. Num momento em que eu tenho sofrido tanto com isso, aquela imagem mexeu comigo. Eu queria, eu precisava entender o que eu estava sentindo. E com tudo que vi e pensei acabei percebendo que saudade não tem explicação. É simples pra quem vê, mas imortal para quem sente.
Rodrigo Diaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário