sábado, 24 de novembro de 2012

MANIAS - Comendador Dom H Giovanni

Olá pessoas! 
Hoje tem mais MANIAS pra vocês... O convidado é o Comendador Dom Hudson Giovanni (Graduando em Geografia pela FAVALE/UEMG em Carangola/MG; Educador Ambiental do Consórcio Caparaó; Poeta e Escritor - Confrade Mor, Grau Comendador, da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, tendo recebido em 14 de julho de 2012 a Comenda Dom Hudson Giovanni de Artes e Cultura).

# Quando você começou a carreira de ator e escritor?

Como ator, não foi diferente da grande maioria. Peças infantis na escola, na congregação religiosa que eu fazia parte, enfim, como muitos de nós. Com meus 14 anos, comecei a estudar profundamente obras e livros técnicos sobre teatro, como Shakespeare, Cosntantin Stanislavski, Bertolt Brecht, Sábato Magaldi, Richard Boleslavski, Grotoviski, Stela Adler, dentre muitos outros, a ponto de criar uma técnica propriamente minha com base em meus estudos.
Em 2006 o então presidente do Grêmio Estudantil da E. E. E. F. M. “Pedro de Alcântara Galvêas”, Sr. Junior Paradizo me convidou para lecionar um curso de teatro direcionado aos alunos e comunidade.
Em 2007 fundamos o grupo de teatro ‘Dramática Loucura’, o qual eu estava Diretor Geral do grupo. O grupo trabalhou duas peças minhas: “Terapia do Brilho” e “O Cachê do Michê”.
Como escritor, bem... não conseguiria dizer exatamente quando comecei. Desde criança sinto a necessidade de relatar, de forma poética ou não, o que se passa comigo e o que percebo a meu redor.

# Quais são seus trabalhos?

Como disse anteriormente, tenho essas duas peças minhas (“Terapia do Brilho” e “O Cachê do Michê”), tendo participado também das peças “O homem das calçadas” e “Amor além da cor”, do diretor Capixaba João Batista.
Em 2009 lancei a obra “Palco das Ilusões”. Palco é uma coletânea de poemas e textos recolhidos de minha trajetória como poeta/escritor, contendo textos de mais de 10anos de percurso.
Alguns de meus textos estão em sites, como o Recanto das Letras (http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=80323).
A convite do querido amigo e estimado Cônsul, Fábio Aiolfi, participei das coletâneas “Desvanecendo em Amor Vol. 02”, e “A vos dos ventos”. Sou membro Efetivo e Fundador, ocupante da cadeira nº 002 da Confraria das Artes, Cultura & Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo (Academia Marataízense de Letras), tendo recebido nesta casa os títulos: Confrade Mor Venerável Comendador Dom Hudson Giovanni, Grão-Mestre das Artes, sendo o Prior da Casa do Grão-Mestrado de Cerimônias e Crônicas e Guardião das Armas e Insígnias da Confraria, e tendo recebido em 14 de julho de 2012 o grau de Comendador, recebendo a Comenda “Dom Hudson Giovanni de Artes e Cultura”, que será entregue à personalidades que se destacarem nestas áreas.

# Quais são seus projetos?
Estou graduando em Geografia, pela FAFILE/UEMG – Fundação Fafile de Carangola – Fundação Associada à Universidade do Estado de Minas Gerais, portanto, estou bastante dedicado aos estudos e ao pensamento geográfico. Sou Educador Ambiental do Consórcio Caparaó. Nesta linha, pretendo desenvolver projetos que possam associar os conhecimentos sobre a figura humana e seus impactos ao meio com a arte e poesia, buscando fomentar o desenvolvimento da arte e da sociedade. Estou escrevendo o próximo livro, que por hora está titulado “Autofágica”. Projeto também estar voltando aos palcos, como autor/diretor dentro em breve.

# O que você considera como urgente no cenário artístico capixaba?
Percebo uma potencialidade enorme no Estado do Espírito Santo. De norte a sul do estado temos grandes eventos que contém expressões artísticas e culturais de grande valor para nosso povo. Portanto, a meu ver, acredito que haja uma necessidade de estar dando maior atenção à expressão artística popular, em todas as suas vertentes. Nosso estado é riquíssimo. O povo Capixaba é o maior estado de graça neste Estado do Espírito Santo.

# Um livro?
Eu poderia citar vários, mas “Metamorfose Do Espaço Habitado” de Milton Santos é uma grande obra.

# Uma música?
"Lema” interpretada por Ney Matogrosso.

# Um artista?
Só um? Maria Bethânia.

# Hudson por Hudson?
Ao dizer, ou descobrirem que sou das artes, principalmente graças aos títulos, as pessoas comumente forjam uma imagem “aristocrática” e metódica sobre mim. Contudo, sou bem diferente disso. Sou comprometido com aquilo que faço; na intimidade sou bastante engraçado; Exigente para com meus amigos pessoais; excêntrico, como todo artista, mas discreto como todo pesquisador. Um mix. A arte me ensinou a ser sensível, e a ciência vem me ensinado a ser analítico. Essa mistura tem dado muito certo. Como eu digo em um texto meu, sobre mim: “Um semeador de sonhos”.

Clique aqui e conheça o site oficial do Comendador e um pouco mais sobre sua carreira.



Um comentário:

  1. Parabéns pelas colocações!Fico imensamente feliz por ser incluída em seu rol de amigos.
    Deus o abençoe e ilumine a fim de que possa executar seus projetos que engrandecerão ainda mais a cultura capixaba.

    ResponderExcluir