domingo, 25 de novembro de 2012

MANIAS - Weber Müller


Ei pessoas!
Está chegando a hora de mais um "MANIAS" pra vocês. Meu convidado é professor, escritor, membro da Academia Guaçuiense de Letras e Cultura, Academia de Letras de Maratízes, CAPPAZ- Confaria de Artistas e Poetas pela PAZ e da FEBACLA- Federação Brasileria de Acadêmicos de Letras e Artes. Foi condecorado com Comenda Palma Dourada, pela Academia de Goiás Velho, como melhor cronista. É revisor/colunista de duas revistas: "No Alvo" e "Caparaó Capixaba", ambas de circulação no sul capixaba. O "Manias" de hoje é com Weber Müller

# Quando você começou a carreira de escritor?
Iniciei, de forma ousada e atrevida, minha carreira de escritor há algum tempo, dedicando-me a escritos tímidos, sem divulgação e expressão pública. Em 2011, após o falecimento de minha mãe, comecei a me dedicar com afinco, mergulhando nas sendas literárias, por incentivo de minha Grã-Mestra, Professora e Comendadora Ivanete da Silva Glória Dalmácio. Daí em diante, não mais parei de escrever, passando a intensificar os escritos - poesia, crônicas e artigos de opinião.

Quais são seus trabalhos?
Profissionalmente, exerço as funções de professor, educador. Em relação aos meus trabalhos, tenho artigos publicados em jornais de circulação regional, sou revisor e colunista das Revistas "Caparaó Capixaba" e "No Alvo". Estou com meu livro pronto para ser editado e lançado, se possível ainda nesse fim de ano ou em fevereiro de 2013 - "Similitudes Poéticas", onde mostrarei as facetas de um poeta aprendiz, terno e eterno, sem similitudes. Meu livro será prefaciado pelo amigo, irmão e escritor Nicanor Monteiro Neto, com palavras de amigos- Ivanete Glória(Presidente Honorária da Academia de Letras e Cultura de Guaçuí), Heliana Mara Soares (Presidente da Academia de Letras e Cultura de Guaçuí), Willian Sizote ( Jornalista, amigo e editor da Revista " No Alvo") e Bárbara Pérez ( Presidente da Academia de Letras de Marataízes).

Quais são seus projetos?
Projetos são sempre importantes, motivam-nos a caminhar, exortando nossa prática diária à leitura e escrita. Tenho projetos para lançar meu primeiro livro e já estamos em fase de escrita da próximo livro, que lançarei em parceira com meu amigo e irmão Nicanor Monteiro Neto, onde abordaremos temas do cotidiano, atrávés de cartas cheias de verdades, lições e cumplicidades.

O que você considera como urgente no cenário artístico capixaba?
O Estado do Espírito Santo é rico em belezas naturais, memória e história . Culturalmente, precisamos de políticas públicas sérias, comprometidas com o coletivo e que venham subsidiar nossas ações artísitico-culturais. Precisamos de gestores que sejam amantes das artes, da música, das letras, do folclore, enfim, que amem e vivam a cultura de nossa gente, como fonte de informação e resgate cultural. de nada adianta lançarmos livros, se não temos leitores.

# Um livro?
Tempo de Esperas- Padre Fábio de Mello, que ajudou-me a compreender que o tempo de Deus não é o nosso tempo; que, para tudo, há um tempo! Aprendi a respeitar o tempo do outro e aceitar as diferenças de tempo, de ritmos e entender que o tempo não é senhor da razão, mas sim um aliado em nossas batalhas diárias para vislumbrarmos a paz e vivermos felizes, amando e disseminando a paz.

Uma música?
É difícil escolher apenas uma música. Para cada dia, cada circunstância, cada alegria, cada tristeza, cada amor e cada cena no teatro da vida, exitem músicas distintas e especiais. Talvez, nós tenhamos uma trilha sonora de nossa vida, de nossa peregrinação aqui na terra. Mas, enfim, como capixaba, como amnte dessa terra abençoada por Deus e santa no nome, arrisco em dizer que o Rei Roberto Carlos me emociona muito e me alegra com suas canções e melodias, que traduzem a alma do povo brasileiro. Particularmente, gosto muito de "O Portão" - como tradução de que aqui, no solo capixaba, na nossa casa, no aconchego de nosso lar, no recôncavo da alma é que devemos ficar, ou seja, "aqui é o meu lugar !"

Um artista?
Artista é outra questão delicada, pois todos têm seus estilos, suas habilidades, seus dons, sensibilidades diferentes, porém todos com expressão de arte e cultura. Num contexto geral, gosto de privilegiar os filhos da terra, que daqui saíram para alçar voos mais altos, mas sempre sentem a necessidade de regressar à terra para sentir o calor e o aconchego do colo da terra mãe. Assim, fica aí o meu apreço por todos os artistas, poetas e músicos capixabas, que enaltecem nossa terra, dando-nos a sensação de que estamos no caminho certo. Mesmo que silenciosa, a arte é imortal! São tantos os que se tornaram imortais ...!

# Weber por Weber?
Ainda tenho muito o que aprender, o que socializar e incorporar em minha vida. Sou um eterno aprendiz, ousado e
atrevido. Gosto de tudo e de todos que me encantam, que me ensinam, que partilham alegrias, vitórias e tristezas. Tenho a mania de escrever, de ler, de me envolver com o que seja belo e que se traduza em flores no meu caminho. Tenho mania de dividir o que é meu e multiplicar meus sonhos e ideais com os que amo. Mania de poetizar a vida, de narrar o cotidiano, de expressar o que sinto num simples olhar. Será que sou uma mania? Se for, aproveitem essa mania! Eu curto as minhas manias, mesmo sendo manias, mas são manias de um homem que almeja um futuro promissor e se delicia com as manias da vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário